iPhone 3G ou Nokia N96: qual é o melhor?

n96-nokiaEssa semana recebi um e-mail de uma loja online na qual costumo comprar (não vou falar qual porque ela não me patrocina – ainda; fica a dica) me avisando do lançamento do Nokia N96, o sucessor do consagrado Smartphone N95. É óbvio que fiquei com a mão coçando pra comprar o meu! Mas isso me fez lembrar de algo: como a Apple lançou o iPhone 3G aqui há pouco tempo, qual dos dois seria o melhor? Vamos descobrir?

iphone-3g-comparaca-n96-blackberryDesign: o N96 é muito mais bonito que seu antecessor, mas houve um problema: ele aumentou de tamanho e peso em relação ao N95, mas continua mais leve que o iPhone; mas no que diz respeito ao estilo de seus produtos, a turma de Steve Jobs não dorme no ponto: a tela touchscreen, que pode ser usada de n maneiras, acaba levando vantagem sobre o teclado do Nokia, mesmo que ele não tenha problema algum. Ponto para a Apple.

Câmera: o N96 possui, assim como o N95, uma câmera de 5 megapixels com autofoco, flash e lentes Carl Zeiss; não chega a ser melhor que a câmera Cybershot do Sony Ericson C902 por exemplo, mas é uma das melhores já equipadas em celulares. Além disso, é capaz de filmar em até 30 fps. Ele possui também uma câmera VGA secundária, para videochamadas. O iPhone 3G, por sua vez, possui uma câmera de 2 megapixels (fraca para os padrões de hoje), não possui flash, e não grava filmes, o que é incompreensível. Ponto para a Nokia.

Comunicação: ambos tem conexão wi-fi, ambos possuem GPS (o iPhone já vem com o Google Maps), e ambos se conectam via HTML, mas o Nokia também usa WAP 2.0 e possui leitor de RSS. Porém, o iPhone já vem com um browser instalado, o Safari. O Bluetooth do iPhone é limitado, dando suporte apenas a fones de ouvido, ou seja, nada de enviar e receber arquivos, o que não acontece com seu concorrente. E ambos não possuem infravermelho; o que não é grande coisa para o N96, mas faz falta no iPhone, por causa do problema com o Bluetooth. No que diz respeito à mensagens, o N96 suporta e-mail, SMS, MMS e mensagens instantâneas, enquanto que o iPhone, somente e-mail e SMS. Ponto para a Nokia.

nokia-n96-comparaca-iphone2Extras: ambos possuem 16 Gb de memória interna (há o iPhone de 8 Gb também), mas somente o N96 possui entrada para cartões de memória Micro SD, o que permite expandí-la para até 24 Gb. O iPhone não possui rádio FM, ao contrário do N96.  O player de vídeo do N96 reconhce formatos H263, H264 e flash, e o iPhone, que também é um iPod, apenas formatos proprietários da Apple. Já o player de música reconhece apenas MP3 no iPhone, e MP3, AAC s WMA no N96. O N96 também reconhece Java, o que não acontece no iPhone. Ambos possuem saída para TV, mas o N96 possui um receptor DVB-H para TV digital (que não funciona no Brasil, infelizmente). Ponto para a Nokia.

Preço: ambos são caros, muito caros. Como o iPhone é bancado pelas operadoras Claro e Vivo com contratos de exclusividade, na teoria, deveria ser bem mais barato, mas não é o que acontece: o preço médio fica entre R$ 1.999,00 (8 Gb) e R$ 2.299,00 (16 Gb). Já o N96 custa R$ 2.399,00, já desbloqueado. Empate.

No fim das contas, o Nokia N96 leva vantagem na funcionalidade em geral e pelo fato de poder ser adquirido desbloqueado, mas não quer dizer que o iPhone seja ruim. Fica a critério de cada um escolher qual será seu próximo celular.

Como minha grana anda curta, vou continuar brincando com meu Nokia 6125 por enquanto…

32 Responses to “iPhone 3G ou Nokia N96: qual é o melhor?”


  1. 1 Ronaldo Gogoni outubro 12, 2010 às 11:18 am

    Este post está desatualizado, em breve postarei um comparativo entre o iPhone 4 e o seu concorrente direto da Nokia, o N8.

  2. 2 Kevin Black abril 15, 2010 às 5:53 pm

    Glera se tiverem o iPhone 3Gs baixem um programa chamado hackculous la tem tudo.Todos os aplicativos para iPhone,jogos,os melhore GPs e muito mais…

    Vlw Gleraa.!

  3. 3 Marcos Paulo novembro 14, 2009 às 11:47 am

    Nunca será jamais sera, mesmo a apple dando umas mancadas IPHONE esta a anos luz dos demais.

  4. 4 dany outubro 31, 2009 às 9:27 pm

    parabens pelo toutorial….

    ajudou-me a decidir qual ia comprar tambem….

    ja tinha em ideia o nokia n96 mas agora tenho a certeza…

    o iphone so e bom para jogos, jogos, jogos, jogos, mais nada.

    o nokia n96 sim esse e um telemovel de categoria….. espectacular….

    obrigado e continua com os toutorias…..

  5. 5 Rafael outubro 22, 2009 às 3:33 pm

    olha vou ser bem cincero!
    eu no meu ponto de vista acho o Iphone mais bonito, mais
    levando em concideraçao que o n96 e melor eu o escolheria
    tambem pela fragilidade do Iphone por que ele sem duvida nenhuma
    necessita de mais cuidade que o n96.

  6. 6 Anderson Tabarim outubro 18, 2009 às 11:20 am

    Olha não sei oq falar da Nokia pois até hj sempre tive e nunca deu nenhum problema, só tenho que agradeçer pois nõa existem celulares melhores que da Nokia. Fale para mim que graça tem vc comprar um celular de 2.000,00 e não ter Flash, ter uma Camera de 2 mpxl, não ter teclas dedicadas a jogos e musicas, desculpe masa se alguem souber de algum celular melhor do que o: N73,N76,N85,N86,N95,N96,N5800 e entre outros que na minha opnião não tem coisa melhor tem tudo que eu preciso e se fose para eu dar uma nota de 0 a 10 daria 11 pois a Nokia Promete tudo e mais um pouco enquanto a concorrencia lança celulares de 5 Mpxl que parecem ser de 2 e ainda sem Flash putz eu teria qque comprar um celular de 2.000,00 e mais uma camera digital kkkk….
    Para quem quer comprar um celular hj a melhor marca no mercado sem duvidas compre um NOKIA so ele atende seu estilo…
    Abraçus

  7. 7 Rafael Carvalho Bichito agosto 8, 2009 às 3:24 pm

    Olha nos meses que morei na alemanha pude ter os dois celulares mais o que te digo entre os dois eu aconselho o IPhone mais de uma olhada no n 5800

  8. 8 Roger julho 23, 2009 às 1:05 pm

    Ah esqueci de comentar, o iPhone é o único no mercado com sistema MultiTouch (patentiado pela apple). Adeus aquela canetinha que os outros celulares usam. rsrsrs

  9. 9 Roger julho 23, 2009 às 1:03 pm

    Kra Mil vezes iPhone!
    Além da quantidade de aplicativos feitos para iphone a qualidade são extremamente melhores. Sem falar nos jogos…. muito Massa!!

    Bluetooth eu resolvi com o aplicativo iBluetooth, o único problema que vejo no iphone hoje é não suportar flash, mas fontes anunciaram que deverá sair este ano.

  10. 10 Gabriel julho 20, 2009 às 2:30 am

    AI EU JA IA ESQUECENDO OMEU IFHONE Ñ TRAVA NUNCA TRAVO ELE É MUITO BOM FININHO BONITO TOQUE NA TELA É UM ESPETACOLO

  11. 11 Gabriel julho 20, 2009 às 2:29 am

    GABRIEL TEIXEIRA LISBOA É O MEU NOME EU SÓ OQ ESCREVEU ESSE COMENTARIO AI EM CIMA TA SÓ POR Q TEM MUITOS GABRIEL AI EM CIMA BLZ

  12. 12 Gabriel julho 20, 2009 às 2:18 am

    Eu possuo um iPhone 3G eu li tudo q estava escrito ai em cima mais tenho q dizer q algumas coisa em relação o iPhone 3G estão incorretas pelomenos o meu possui radio fm e tv e tabm grava video eu numca vi um celular ter camera e ñ gravar video e tanbm foi citado q o iPhone 3G ñ possui entrada para cartão de memoria mais é claro q tem ele é quadribamda ou seja duas entradas para chipes de quarquer operadora e dai bem em cima tam a entrada de cartão de memoria e eu tenho um de 2G e tambm o Bluetooth emvia arquivos e tanbm recebe musicas fotos qualquer coisa q quizer bom o meu iphone 3g faz tudo isso q citei e muito mais é claro q o n96 é muitississsiimo bom mais eu prefiro o n95 entre os doi masi entre todos eu fico com o meu.Falwo se eu estiver errado me avizem mais o meu como falei faz tudo isso e mais

    • 13 Anderson Faria setembro 28, 2010 às 2:23 pm

      sei que a MSNG é antiga, mais fiquei tão abismado com seu comentario que resolvi postar a resposta. Cara o Post é sobre o “IPHONE” apple e não o SCHIPHONE xiguiling made in KOREA

  13. 14 KakaZin junho 26, 2009 às 9:30 am

    To Com novo Iphone S ! Nao Troco ele pelo N96 NUNCA !
    Melhorou bastante.. A turma do jobs sabe oq faz ! Eles são os caras!😄

  14. 15 Ronaldo Gogoni junho 26, 2009 às 8:10 am

    Caro Rodrigo,
    tanto o iPhone quanto o N96 são single chip. Salvo raras exceções, dual chip é característica de celulares “ching-ling”.

  15. 16 Rodrigo junho 23, 2009 às 6:17 pm

    Alguem confirma pra min ai si o N96 realmente é dual chip… desde ja obrigado

  16. 17 Rodrigo junho 23, 2009 às 6:17 pm

    Procurei ate pra saber si o N96 é dual chip ! e ai é mesmo ?

  17. 18 RBShoT junho 4, 2009 às 5:51 pm

    Não sei se alguem comentou.. mas umas da grandes… mas grandes vantagens mesmo do N96 é também ser Dual Chip… Pelo menos pra mim isso é muito bom..
    Valew Galera.

  18. 19 Yann Carlos Tinoco maio 23, 2009 às 5:16 am

    Olá,

    iphone – Apple:
    Serve muito bem para pessoas leigas…
    aquelas que usam o aparelho celular apenas para realizar/receber chamadas e enviar mensagens de texto…
    O aparelho não possui funcionalidade alguma…
    tive um de 8GB, a camera é muito boa, porém nem zoom tinha…
    tive que baixar um programa para ter o tal zoom(usei por 1 dia e depois expirou, tinha que pagar¬¬).
    Não sei agora, mais na época não tinha o GPS realmente embutido,
    funcionava apenas com google maps que quase nem cobra muito crédito(Operadora Claro),
    R$ 20 deu para dar um zoom no meu bairro e puff(acabaram-se os créditos) Oo.
    No mais, todas as outras possíveis funcionalidades são a base de softwares pagos.
    (e ai? quer pagar 45 euros para ter zoom na camera do seu aparelho????, axo que não né!?).

    N95 8GB – Nokia:
    Aparelho muito funcional, softwares para a plataforma Symbian livres(GRATIS),
    acelerometro – com o acelerometro você pode instalar muitos programas como por ex:
    NokMote By Samir(http://bysamir.fr),
    rotateMe e etc.
    Camera como eu nunca vi igual, tenho uma camera digital marca Casio ZX350…
    e a imagem dela nem se compara a do meu N95 8GB…
    O N95 tem GPS embutido de verdade…
    Basta que você baixe os maps da região que quer pelo maploader(no pc) e não gasta R$ 0,01 se quer(para utilizar o GPS)..
    Muitos outros programas enteressantes, já instalados, como QuickOffice, Adobe PDF, Zip e etc…

    N96 16GB – Nokia:
    Idem ao N95 8GB, porém UM SUPER APARELHO
    (Eu quiz dizer todas as palavras do SUPER…
    para garantir que vocês não se confundirão vou dizer denovo…
    UM SUPER APARELHO!)…

    Parte ruim do Nokia:

    O nokia N95, tanto o 1GB quanto o 8GB, travam e são ligeiramente lentos,
    isto já não acontece no iphone que por sua vez perde para o N96…
    sobre o Nokia N96 eu não tenho muito o que falar, pois comprei um hoje de presente do dia 22 para minha esposa
    (LOL? aniversário de alguem? alguma data especial?
    Não! foi presente por presente mesmo, nada de especial – Ela é que é especial p mim MUWAHAHAHA rsrsrs…),
    até então, instalei muitos aplicativos nele
    (memória em uso:
    apps+musicas+fotos+videos+etc= 9GB na memória de massa
    + 20MB na memória do telefone e
    + cartão de memória do Sansung SGH i321N antigo dela)
    e não percebi nenhum sinal de lentidão ou algo do genero…

    Conclusão:

    Não vou ajudar ninguém a decidir nada!
    O dinheiro é de vocês, gastem como quiserem…

    Deixo apenas uma dica:
    “Pense muito!, e compre exatamente aquilo que você tem certeza de que, futuramente, não irá se arrepender de ter adquirido!!!”

    Sou N-User(N-Series ex: N95 N96 e etc) e não me arrependo, pensei bastante antes de adquirir meu N95.

    VAI UMA DICA PARA OS DONOS DE NOKIA N95(qualquer modelo)… sabe o seu flip? então…
    não fique passando ele para baixo/cima repetidas vezes…
    a nokia tem qualidade mais ainda não usa diamante como matéria prima,
    sendo assim, VAI ESTRAGAR!…
    (creio que se você mora com seus pais,
    não é o meu caso mas minha esposa falou o mesmo,
    eles te falam: para de fazer isso menino, vai estragar! ouça eles, porque estraga mesmo!).

    PS: se eu não me engano o iphone recebe coisas pelo bluetooth, não!?(me corrijam se eu estiver errado)

    Vlws e abraços a todos… Feliz compra a todos

  19. 20 Bruno maio 11, 2009 às 6:56 pm

    Bom!!! eu tenho um n95, é bom de mais, nao trocaria por nenhum iphone. eu ia comprar n96 que da show em qualquer, minha espera agora e pelo n97 esse sim vai racha qualquer celular no meio……. de 10 no iphone…….

  20. 21 Tiago abril 23, 2009 às 10:51 am

    Não tem comparação entre o Nokia N96 e o Iphone, em assunto de conectividade, multimídia, e outros o N96 da um banho no Iphone, a única vantagem real do Iphone em relação ao N96 é a tela Touchscreen, muita gente compra o Iphone, pela marca. A “grife” Apple é mais valorizada, essa é a diferença.

  21. 22 fernanda abril 3, 2009 às 3:06 pm

    concluindo comprei o n96

  22. 23 fernanda abril 3, 2009 às 3:05 pm

    n96

    Fiquei na duvida mas por muito pouco tempo questoes de segundos tinha o n95 fui roubada meu marido é apaixonado pelo iphone mas ontem na hora de comprar queria agrada-lo ate pedi o iphone mas nada como celular nokia não tive problemas e ainda a assistencia tecnica e rapida e facil de achar ponto pro n96

  23. 24 Cleber março 20, 2009 às 5:27 pm

    Boa tarde Gabriel, vc disse que o iphone tem 3 megapix? O que eu tenho é de 2 megapix! Gostaria de saber se ele possui varias versoes.
    Abraços!!!!

  24. 25 gabriel março 11, 2009 às 11:04 pm

    o iphone tem 3.0 megapix ele tem youtube coisa que o n96 não tem e as condisoes do iphone são melhores . celular não foi feito pra cair né

  25. 26 gustavo março 10, 2009 às 5:16 pm

    eu preferi o iphone além deles não falarem tudo que o iphone tem eu tenho 1 iphone meu amigo comprou um n96 e queria o meu iphone a camera do iphone pode ter só 2 megapix mas tem uma imagem muito boua e o iphone é 1.000 reais só o iphone de crédito que é tão caro assim e ele não é mp3 é ipod imbutido seu video é muito melhor é quenem um ipod tat . um abraço gustavo

  26. 27 gabriel março 7, 2009 às 10:29 pm

    Putz esse teclado do n95/n96 ninguem merece.

    Tenho um iPhone 3g e como nao uso mt os recursos que dizem ser seu ponto fraco bluetooth, camera e MMS, pra min esta perfeito.

    nao serve como pen drive? quer um pen drive compra um pendrive ué

    sem contar q a interface do iphone da de mil na do n96

    abçs. e viva o cover flow iahaiuhaiauha
    😄

  27. 28 Robson de Almeida fevereiro 26, 2009 às 12:12 pm

    Tinha um N95 até hoje pela manhã quando fui rolbado, ou melhor, minha mulher foi rolbada.

    Tenho um N95 8G.

    Estou prestes a comprar um N96 e repassar meu 8G para minha mulher.

    Sou fanático por Nokia. Já tive duzentos problemas com eles, alguns, os mais sérios, não foram resolvidos, como o N95 que foi roubado e vivia travando. Ficou na assistência e não adiantou nada.

    O meu N95 8G também teve esse problema. Eu troquei de aparelho umas 4 vezes até conseguir um que não travasse.

    Porém, o que tenho hoje é perfeito. Funciona muito bem e resolve todas as minhas necessidades.

    Bem, o que quero dizer é que o IPhone é muito legal e dá um grande status à quem o tem. Porém, suas funcionalidades são resumidas e tirando a questão da tela sensível ao toque, não vejo nenhuma vantagem significativa ao N96.

    Por esse motivo, após fazer um montão de consultas (inclusive a deste blog) eu decidi que vou adquirir um N96 pois tenho certeza de que não irei me arrepender, assim como nunca me arrependi de ter um Nokia em toda minha vida… e olha que o meu primeiro foi em 2000, com o Chroma, lembram?

    Abraço para todos e boas compras.

    At,

    Robson de Almeida

  28. 29 camila fevereiro 24, 2009 às 3:07 pm

    sem duvida que o nokia n96 e melhor.
    ja tive um iphone de 8gb mas caiu a uma pequena distancia de meio metro e partiu o visor. ja nao funciona. agora tenho um nokia n96 e posso vos dizer que e brutal

    :’ D

    fiquem bem. um beijo

  29. 30 Bruno Tarcisio janeiro 17, 2009 às 1:42 pm

    tenho um iphone 8gb e estou insatisfeito com ele, ele é bonito e tudo mais, so que ele quase nao tem recursos, camera péssima, sem bluetooth, não filma bem, não funciona como pendrive, e mior dificuldade de instalar programs q um nokia

    Sou mais n96.

  30. 31 Matheus dezembro 22, 2008 às 2:39 am

    Ae cara otima essa em e otima iniciativa tbm valeu

    eu tava em duvida tambem ja que nem sou eu que vai comprar vai ser meu pai pq eu tenho 12 anos entao ele compra pra mim =P mais eu nao sabia qual dos dois a principio eu pensei no Iphone pq eu acho ele mais bunito e eh de touchscreen, mais quando eu vi Bluetooth no Iphone de cara pensei a transferencia de musica e arquivos mais agora vique nao isso foi mancada da appleentao tirei a conclusao que so mais do N96 =D

    valeu abrass

  31. 32 Adriano novembro 22, 2008 às 9:20 am

    Eu to nessa duvida hoje… iphone ou n96?
    Eu já tenho o iphone 2g, mas as vantagens do nokia sao tantas que parece dar mais mobilidade que o iphone.
    O ponto que pega é que dizem que o 3g do n96 nao funciona na claro…


Deixe uma resposta

Ficha Técnica

It's me!
Ronaldo de Souza Gogoni, AKA Cyber Ramses

30 anos, São Paulo - SP - Brasil

Tecnólogo, comerciário, FATECano, blogueiro, twitteiro e nerd to the bone!!!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 4º semestre
Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP

Quem já espiou:

  • 406,388 visitantes
Eu também estou no Twitter!

Sigam-me os bons!

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Categorias

Arquivos

Calendário

novembro 2008
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

