Uma pequena aula de história…

rosaparks20051025

1º de dezembro de 1955. Montgomery, Alabama.

Ao fim de um dia de trabalho, uma mulher toma um ônibus para voltar para casa, e se acomoda num dos assentos do meio. Quando o ônibus lota, o motorista nota que há pessoas em pé. Ele para, e se dirige para quatro dos que estão sentados para cederem seus lugares aos que estão em pé. Três se levantam; ela não.

Mas você se pergunta: “por quê o motorista faria isso?” Simples: os que estavam sentados eram negros; os em pé, brancos. Nessa época, os bancos dos ônibus eram separados por etnia: os dez da frente, para brancos; os do fundo, para negros. Se o ônibus lotasse e houvessem brancos em pé e negros sentados, estes deveriam ceder seus lugares aos primeiros. E isso era lei.

E o nome da mulher que se recusou a se levantar era Rosa Parks.

Rosa Parks em 1955. Ao fundo, Martin Luther King

Rosa Parks em 1955. Ao fundo, Martin Luther King

Ela acabou presa, mas sua atitude em afirmar sua condição como ser humano e cidadã igual a todos os outros mudou o modus operandi da época. Tanto é que a polêmica foi encerrada com uma decisão da Suprema Corte do estado, que acabou com a discriminação racial nos ônibus. Isso foi o início…

Tempos depois, ela foi condecorada com a Medalha de Honra do Congresso, onde recebeu o título de “Mãe do Movimento dos Direitos Civis dos Dias Atuais”.

Seu ato também motivou, na mesma época, um jovem pastor a incentivar a comunidade afrodescendente a exigir direitos iguais perante à sociedade. Seu nome: Martin Luther King Jr.

Leia a tradução do discurso de Luther King aqui.

Seu dircurso “I have a dream” não é uma pregação racial, mas um tratado de igualdade entre todos os homens, independente de raça, credo, nacionalidade ou posição social.

O trecho que mais me chama a atenção é: “Eu tenho um sonho de que minhas quatro crianças viverão, um dia, em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas por seu caráter.”

Esse dia chegou.

Tudo o que foi plantado com Rosa Parks e Luther King há 53 anos foi colhido hoje, onde pela primeira vez, um afrodescendente foi eleito para o cargo público mais importante do mundo: a presidência dos Estados Unidos da América. É uma pena que eles e a avó do presidente eleito, Barack Obama, não tenham vivido para ver este dia.

clipboard01

A consagração de Obama representa a queda da última barreira racial nos EUA

Não estou fazendo um discurso racial, seria injusto com a história da comunidade afro (da qual faço parte, com muito orgulho) e com Obama, que fez uma campanha impecável e não-racial (o que o levou a receber críticas de outro ex-candidato à Casa Branca, o reverendo Jesse Jackson, que se acabou em lágrimas ao ver Obama eleito), mas se não fosse por Parks e Luther King, Obama não chegaria onde chegou, num país onde até meados dos anos 60, segregação racial era lei.

E dia 20 de janeiro, Obama se sentará na cadeira do Salão Oval da Casa Branca porque lá atrás, uma mulher corajosa se recusou a se levantar do seu lugar num ônibus, por ser igual a todos. Como eu e você.

EDIT: pra não dizer que não falei de tecnologia, a imagem inicial do post é da campanha “Think Different” da Apple, uma foto de Rosa Parks voltando a pegar ônibus após a Suprema Corte do estado de Alabama acabar com a demarcação étnica no transporte coletivo.

Ultimamente estou falando muito da Apple… o que acontece?

0 Responses to “Uma pequena aula de história…”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Ficha Técnica

It's me!
Ronaldo de Souza Gogoni, AKA Cyber Ramses

30 anos, São Paulo - SP - Brasil

Tecnólogo, comerciário, FATECano, blogueiro, twitteiro e nerd to the bone!!!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 4º semestre
Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP

Quem já espiou:

  • 406,388 visitantes
Eu também estou no Twitter!

Sigam-me os bons!

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Categorias

Arquivos

Calendário

novembro 2008
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

%d blogueiros gostam disto: